Crítica - Harry Potter e a pedra filosofal (2001)
- lospalmitoscriticos
- 22 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Nome Original : Harry Potter and sorcerer's stone
Diretor : Chris Columbus
Roteiro : Steve Kloves
Atores : Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Alan Rickman, Ian Hart, Maggie Smith, Richard Harris, Robbie Coltrane, Tom Felton...
O filme de 2001 tinha a intenção de apresentar o mundo mágico da série, encantar as crianças que entrariam no cinema. Me lembro quando entrei no cinema para assistir esse filme e acredito que o filme tenha tido o mesmo efeito com milhares de crianças no mundo todo, o filme encantava com toda aquela novidade de escola de magia, vassouras voadoras e banquetes mágicos. Por esse lado podemos dizer que o filme cumpriu o que deveria, trouxe público para os 7 filmes que viriam a seguir.
O filme adaptado do livro do mesmo nome apresenta o mundo da magia para o público, Harry, intepretado por Daniel Radcliffe, descobre que é um bruxo (um bruxo famoso) e vai para Hogwarts (escola de magia e bruxaria). Harry é apresentado ao mundo da magia por meio de Hagrid, bem interpretado por Robbie Coltrane. Na escola Harry fica amigo de Ron Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson), o trio descobre que na escola está sendo guardada a pedra filosofal e que alguém está tentando rouba-la, e essa é a missão desse filme : impedir que a pedra seja roubada.
O roteiro adapta muito bem a história do livro, nada relevante foi tirado e ao longo do filme podemos captar várias frases iguais as do livro. Os personagens são bem construídos ao longo do filme (Draco Malfoy, Professora McConagall, Hagrid, Snape e Dumbledore), a trilha sonora acompanha perfeitamente as cenas e as crianças que interpretam os personagens principais não decepcionam, Radcliffe, Grint, Watson e Tom Felton começam bem em seus papéis que interpretarão por uma década!
O cenário criado é ótimo, Hogwarts vista de fora ou por dentro é incrível. Escadas que se movem conforme sua vontade, os quadros que se mexem e os fantasmas que perambulam pela escola são bem feitos.
“Harry Potter e a pedra filosofal" foi um sucesso de bilheteria arrecando quase 1 bilhão, foi bem avaliado pela crítica especializada e conseguiu três indicações ao Oscar : Melhor direção de arte, melhor figurino e melhor trilha sonora. O filme que inicia a saga de Potter consegue apresentar um mundo mágico sem maiores preocupações, um ótimo início para a série!
Nota : 8/10
Postado por Lucas!
Comments