Crítica - O Silêncio dos Inocentes (1991)
- lospalmitoscriticos
- 15 de dez. de 2014
- 2 min de leitura
Nome Original : The Silence Of The Lambs
Diretor : Jonathan Demme
Roteiro : Ted Tally
Atores : Jodie Foster, Anthony Hopkins, Ted Levine, Lawrence A. Bonney, Kasi Lemmons, Lawrence T. Wrentz, Scott Glenn, Anthony Heald, Frankie Faison...
“O Silêncio dos Inocentes” é um clássico do suspense (alguns dizem terror), o filme de 1991 é um marco pela direção e atuações excepcionais. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Thomas Harris e é responsável pela ascensão de um dos maiores vilões da história do cinema (discutivelmente o maior?) : Hannibal Lecter!
Clarice Starling (Jodie Foster) está em treinamento para entrar no FBI e é enviada para “conversar” com Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um serial killer canibal. Clarice é enviada por causa de Buffalo Bill (Ted Levine), um novo serial killer que mata mulheres e arranca suas peles, Clarice tenta saber se Hannibal sabe quem é o Buffalo Bill.
Hannibal é psiquiatra e incrivelmente consegue entrar na cabeça das pessoas, sempre analisando todos com quem tem contato, com Clarice não é diferente. Após várias perguntas de ambos os lados, Clarice ganha algumas pistas (estão mais para enigmas de Hannibal) sobre Buffalo Bill, e Hannibal ganha um conhecimento melhor de Clarice.
Após Buffalo Bill sequestrar a filha de uma senadora, o FBI toma decisões mais drásticas e interroga mais fortemente Hannibal sobre a identidade de Buffalo Bill, aí é quando Hannibal foge (ele foge de uma forma magnífica) e Clarice fica sozinha com as várias pistas sobre Bill.
No fim do filme temos o confronto de Clarice com Buffalo (essa sequência é incrível), onde Clarice finalmente o prende. Mais no final temos a ligação de Hannibal para Clarice, Hannibal agora está perseguindo Dr. Chilton (o diretor do seu sanatório).
“O Silêncio dos Inocentes” é um filme incrível, modificou o cinema do suspense. O filme consegue passar tensão apenas com o olhar de um louco através de um vidro, as cenas de Clarice no sanatório são muito bem feitas mas nada disso seria possível sem a brilhante atuação de Anthony Hopkins, o filme e o ator transformaram Hannibal em um dos maiores vilões da história do cinema, Hopkins é incrível ao longo de todo o filme. Jodie Foster também é ótima como Clarice, competente desde o princípio com Clarice se dirigindo até a cela de Hannibal até o confronto com Buffalo. Ted Levine faz um ótimo serial killer, as cenas onde Buffalo Bill aparece são ótimas, e ele é um serial killer interessante : ele mata as mulheres, arranca a pele e costura uma segunda pele feminina para ele (eu adoro essa motivação).
O filme bem (muito bem) dirigido por Jonathan Demme, e com atuações incríveis de seus protagonistas é sucesso de bilheteria e de crítica. O filme venceu 5 Oscars : Melhor diretor, melhor filme, melhor ator (Anthony Hopkins), melhor atriz (Jodie Foster) e melhor roteiro adaptado. “O Silêncio dos Inocentes” é um dos melhores filmes que eu já vi e por isso eu falo : Assistam!
Nota 10/10
-- Postado por Lucas --

コメント