Crítica - Alien, o oitavo passageiro (1979)
- lospalmitoscriticos
- 26 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Nome Original : Alien
Diretor : Ridley Scott
Roteiro : Dan O'Bannon
Atores : Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Harry Dean Stanton, John Hurt...
Ridley Scott foi catapultado como um grande diretor após “Alien”, o filme que foi uma experiência bem sucedida da mistura de ficção científica e terror/suspense resistiu ao teste do tempo (pelo menos até agora). Scott com uma grande direção nos entrega uma história simples, uma história de uma missão pelo espaço de uma equipe de 7 pessoas na nave Nostromo, já na volta para a Terra eles param em um planeta desconhecido após receberem sinais que podem indicar vida, nessa parada o Alien entra na nave. O Alien se desenvolve dentro da nave e começa uma caçada com os tripulantes, o Alien é um predator quase perfeito, missão quase impossível sobreviver a ele no meio do espaço. Pensando friamente a história é simples : um predador e sete presas confinadas em uma nave no meio do espaço, sem nenhum tipo de escapatória. Após o Alien começar sua caçada temos desentendimentos entre os tripulantes, mortes e até um boa surpresa. Ripley é a protagonista, a que segue a risca os regulamentos da missão e sempre tenta ser a voz da razão. Diante da ameaça alienígena Ripley precisa sair da nave rapidamente.
No meio da jornada para escapar do Alien, a Nostromo perde alguns tripulantes e Ripley começa a se desentender com Ash, mais tarde nos é revelado que Ash é um andróide enviado para que a missão seja cumprida a qualquer custo.
O filme conta com ótimas cenas, como o primeiro ataque do Alien, onde o ataque é cortado e ficamos apenas com os olhos do gato (minha cena favorita). Ou a cena em que Dallas confronta o Alien nos canos com um lança chamas.
A trilha sonora é precisa, constrói o ambiente certo para o filme. A trilha combinada com a direção fazem do filme um clássico com suspense e ficção científica.
Eu adoro o filme, para mim é a obra definitiva de Ridley Scott (também diretor de “Blade Runner” e “Gladiador”), ele nos conduz de forma rápida sem nenhuma enrolação até o final da trama, por tudo isso recomendo que todos vejam “Alien”.
Nota : 9/10
Postado por Lucas!
댓글