Crítica - Jogos Vorazes (2012)
- lospalmitoscriticos
- 1 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
Nome Original : The Hunger Games
Diretor : Gary Ross
Roteiro : Gary Ross, Suzanne Collins e Billy Ray
Atores : Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Liam Hemsworth, Lenny Kravitz, Stanley Tucci, Donald Sutherland.
Um nome perfeito para o filme que é um dos melhores atualmente, direcionado para jovens, na minha opinião! Bom, vamos lá.... Começando pela própria história, que por si só já é um grande roteiro de cinema: uma distopia futurista, que mostra de forma crua um território chamado Panem, dividido em 12 distritos, no qual todos servem a um em especial : A capital. Autoritária, ela mostra como explora cada distrito a todo momento, fácil de se ver pelo filme. Num desses distritos, temos a protagonista: Katniss, do distrito 12. A vida dela é mostrada de forma cruel: após ter seu pai morto em uma mina de carvão, ela é forçada a caçar para sustentar sua família. A ótima Jennifer Lawrence torna a personagem tão real e próxima de nós que chega a causar um arrepio em quem já leu os livros! Aliás, o filme abriu as portas de Hollywood para a atriz, que é hoje a queridinha de lá, brilhando em filmes como Trapaça, sempre marcando sua presença em tela! Como seu amigo de cena temos Liam Hemsworth, como Gale, o menino simples, que nasceu, mora e aparentemente viverá para sempre em seu mundo, no caso, ser um mineirador! O ator também mostra entender seu personagem, mesmo ainda não sendo bastante explorado. E para completar o trio principal, temos Josh Hutcherson, que vive Peeta, o jovem "riquinho" do distrito 12, mas que acaba sendo sorteado para os Jogos assim como Katniss! Os jogos são apenas mais uma forma de oprimir o povo de Panem, para que eles sofram as consequências de uma rebelião feita anos atrás. No filme, ele mostram muito bem a tensão vivida pelos jovens com relação ao jogo, o que é bom demais! Mas na hora de retratar os Jogos, nas cenas da arena, falta o ar de violência que nos é apresentado no livro, apesar do esforço do diretor em mostrar isso, mas nada que acabe com o bom roteiro aliado com os atores! Morro de rir com Haymitch, principalmente nas cenas que ele divide com Kat. Haymitch é o tutor e vencedor dos jogos vorazes do distrito 12, mas que não passa de um qualquer que apenas sofreu mas mãos da Capital, mais uma vítima.
E do lado de lá, temos o sério presidente Snow, que retrata friamente a mentalidade da Capital. Um ótimo filme, mas os jovens estão preparados para sua intensidade? Afinal, é um mundo distorcido é destruído, um mundo que temos que evitar a qualquer custo. Nos faz pensar "até onde somos capazes para alcançar nossos objetivos?"
Nota: 8/10
-- Postado por Luna --

Comentários