Crítica - Batman Begins (2005)
- lospalmitoscriticos
- 6 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
Nome Original : Batman Begins
Diretor : Christopher Nolan
Roteiro : David S. Goyer e Christopher Nolan
Atores : Christian Bale, Michael Caine, Gary Oldman, Liam Neeson, Cillian Murphy, Morgan Freeman...
Batman Begins é o ínicio da trilogia do homem morcego de Nolan, um ínicio com o pé direito.
No filme, ficamos muito tempo com Nolan apresentando a história de Bruce Wayne, interpretado por Christian Bale, nessa primeira parte do filme, nos é mostrado a morte dos pais de Bruce, o seu treinamento e sua transformação em Batman, também é introduzido a Liga das Sombras e Ra's Al Ghul (Liam Neeson) que será o principal vilão deste filme.
Gary Oldman dá vida ao Comissário Jimmy Gordon, um dos poucos policiais não corruptos de Gotham, que neste momento já é uma cidade dominada pela máfia e totalmente corrupta, Gordon é o policial de confiança de Batman, em falar em confiança, temos um ótimo Michael Caine no papel de Alfred, o mordomo, única pessoa em que Bruce Wayne confia totalmente.
No meio do filme somos apresentados a Dr. Jonathan Crane, o Espantalho, dono do Asilo Arkhan, uma boa atuação de Cillian Murphy, que futuramente teria uma nova participação na trilogia.
Gosto da escolha dos atores e gosto do modo que Nolan conta a história, acho acertada a escolha de usar dois vilões não muito conhecidos do público geral, também acho acertada a escolha de utilizar alguns elementos da aclamada HQ de Frank Miller : “Batman - Ano Um” para começar a construção do universo de Batman.
Só tem uma coisa que me incomoda um pouco nesse filme (na verdade, me incomoda na trilogia toda), acho que as cenas de ação poderiam ser um pouco mais rápidas mas nada que atrapalhe a experiência de assistir o Homem Morcego nas telas.
A trilha sonora feita por Hans Zimmer é utilizada com maestria, e Nolan sempre que possível reforça a idéia que Batman é somente Bruce Wayne, um humano como todos nós (talvez com mais dinheiro) e que luta por justiça em uma cidade perdida. A Gotham do filme é muito boa, o ambiente meio “dark” criado para o filme se encaixa e é um dos pontos alto do filme.
Gosto muito de “Batman Begins”, não consigo apontar um grande erro sem ser a lentidão das lutas, os atores trabalham bem, o roteiro é bom e no fim já temos o gancho para a continuação, Gordon anuncia para Batman o nome de um novo vilão : Coringa.
Nota : 9/10
Postado por Lucas!

Commentaires