top of page
Buscar

Crítica - Laranja Mecânica (1971)

  • lospalmitoscriticos
  • 3 de dez. de 2014
  • 2 min de leitura

Nome Original : Clockwork Orange

Diretor : Stanley Kubrick

Roteiro : Stanley Kubrick

Atores : Malcolm McDowell, Patrick Magee, Adrienne Corri, Miriam Karlim...

A história do filme nos é contada por Alex, nosso protagonista narrador. Alex é líder de uma gangue que sai a noite para praticar o que eles chaman de ultra-violência, no meio da violência eles vão a um bar tomar uma bebida com drogas para conseguirem maior “inspiração” para os crimes. Entre as práticas de Alex e seus drugues (nome dos subordinados de Alex na gangue) temos brigas, espancamentos, estupros e até morte. Após uma longa noite de ultra-violência, Alex chega em casa, escuta Bethoven e dorme como se nada tivesse acontecido.

Alex tem essa louca rotina e ao acordar enche seus pais de mentiras para faltar a escola e sair para se divertir até dar a hora de outra noite de ultra-violência com seus drugues. Em uma dessas saídas noturnas, Alex acaba matando uma mulher e acaba indo preso.

Alex fica próximo do padre na prisão e consegue ser cobaia para um novo método de correção comportamental do governo. O método consiste em administrar remédios para que Alex passe mal durante cenas de ultra-violência fazendo com que seu cérebro “aprenda” que violência é ruim.

Alex é testado sendo humilhado por um ator e depois oferecem uma mulher para ele estuprar, vendo que Alex não consegue romper as barreiras do novo tratamento, os médicos e o governo adoram, assim liberando Alex para retornar para a sociedade.

Voltando para a sociedade, Alex acaba não se adaptando a uma nova sociedade. Alex não se adapta a uma nova condição, ele não consegue ser um criminoso como antigamente, nem ouvir Bethoven ele consegue. O tratamento do governo tirou o livre arbítrio de Alex.

Depois que receber tudo (algumas coisas) que praticava antigamente, Alex acaba servindo como arma política de uma de suas antigas vítimas. Alex tenta se matar mas não consegue, todos falam que o tratamento do governo acabou levando Alex à tentativa de suícidio e é aí que o filme demonstra o tema abordado por trás de tudo (pelo menos essa é a minha visão)!

Um grande filme que entrou na história, Kubrick genialmente adaptou o livro de Anthony Burgess. Um filme bem filmado, com um ótimo roteiro que Malcolm Durwall utiliza com maestria, Durwall transformou Alex em um icônico personagem, a icônica cena do estupro com “Singing in the rain” não estava no roteiro, tudo improvisado por Durwall.

Considero “Laranja Mecânica” como um filme que fala de violência. Violência física e psicológica. Violência da sociedade e do governo. Kubrick passa o começo do filme demonstrando o horror dos ataques de Alex e seus drugues, no meio do filme temos a visão de Alex sobre o tratamento e no fim do filme temos uma abordagem política. Não é certo deixar gangues fazendo barbaridades nas ruas mas é certo tirar a “liberdade mental” de uma pessoa? É certo transformar um criminoso em outra qualquer coisa? Fazê-lo perder seus gostos, sua individualidade? Na minha visão “Laranja Mecânica” aborda isso.

Nota: 9,5/10

Postado por Lucas!

Clockwork Orange.jpg

 
 
 

Comments


bottom of page