top of page
Buscar

Crítica - Titanic (1997)

  • lospalmitoscriticos
  • 9 de dez. de 2014
  • 2 min de leitura

Nome Original : Titanic

Diretor : James Cameron

Roteirista : James Cameron

Atores : Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Frances Fisher. Gloria Stuart, Bernard Hill, Victor Garber, Jonathan Hyde, Danny Nucci, Bill Paxton...

O luxuoso filme de James Cameron e ganhador de 11 Oscars, foi simplesmente uma revolução do cinema de 1997 : Lindas filmagens, exuberantes e enormes ; a cena em que o navio Titanic desliza sobre as águas do pacífico ao pôr do sol é tão acreditável, que parece quase impossível acreditar que o diretor tenha usado apenas as novas tecnologias da computação gráfica da época. A quantidade de atores, as filmagens do navio naufragando, as pequenas sutilezas do cenário que realmente foram tiradas do Titanic real, tudo torna esse fime especial.

O filme conta a história real do navio Titanic, naufragado em 1912, apenas com a introdução do casal principal Rose DeWitt Bukater (Kate Winsley) e Jack Dawson (Leonardo DiCaprio). A moça rica e o garoto pobre, os dois extremos sociais que acabam se encontrando nessa viagem trágica e se apaixonam. A história é linda, como todos já sabem. Os atores, principalmente o novato DiCaprio, trazem os personagens de forma única e tão forte, que nos fazem acreditar e sua história e apoiá-los a viver esse amor inusitado e impossivel. Driblando as dificuldades, e os maiores obstáculos como o noivo de Kate, Cal Hockley, perfeito em seu papel de homem da alta sociedade de 1912 : prepotente, arrogante e preconceitoso incorrigível, (Billy Zane) e Ruth DeWitt Bukater (Frances Fisher) eles seguem felizes até seu final trágico. Destaque também para muitos personagens reais presentes na historia, como o capitão e o primeiro comandante Murdoch.

A fotografia é perfeita em todos os momentos : É impossivel não se encantar com aquele navio, com cada detalhe, as roupas, os quadros ; sem falar na famosa música de Celine Dion. Crédito de Cameron, que teve sensibilidade suficiente para escrever uma história desse nivel, e mesmo assim manter tanto respeito pelos personagens.

O genero de época já conquista , mas quando é tão bem feito como Titanic, não há nem o que falar : Apenas um filme que todos devem ver apenas pelo prazer de acompanhar uma obra desse nível. Pra mim, o que mais vale nele é a chance de conhecermos a história desse navio, o que já interessante, pois prova que a prepotência humana pode ser o pior dos pecados, aliado a leveza do romance, que acaba sendo piegas muitas vezes, mas é tolerável.

Nota: 9,5/10

-- Postado por Luna --

jack-and-rose-jpg.jpg

 
 
 

Comments


bottom of page